GRUPOS DE TRABALHO DA TURMA
Os animais são nossos amigos
Publicada por Itamar Fortes
COMO RECICLAR
Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, a madeira, o vidro e o papel.
O primeiro passo é separar as embalagens usadas e cuidar delas. Da mesma forma como no fim de uma refeição é preciso lavar a loiça para que a casa fique limpa e arrumada, é também preciso tratar das embalagens vazias para que a Terra fique limpa.
Com a colaboração dos consumidores, o processo da reciclagem pode tornar-se muito mais fácil. A reciclagem dos materiais é muito importante, não apenas para diminuir o lixo acumulado, como também para poupar a natureza da extracção inesgotável de recursos.
Vejamos como fazer a colecta selectiva e como dar a nossa parcela de contribuição na preservação do meio ambiente:
Passo a passo:
Procure o programa de colecta da sua região ou uma instituição que colecte o material separadamente. Contudo, não adianta , por exemplo, separar plástico se a entidade só recebe papel. Para uma colecta ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis; e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
Veja exemplos de materiais recicláveis:
- Papel: jornais, revistas, formulários, folhas de escritório, caixas, papelão,etc.
- Vidro: garrafas, copos, recipientes, etc.
- Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, papel alumínio, etc.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza de alimentos, sacos, etc.
Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até à hora da colecta.
Antes de os guardar, é necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa. Depois, e sempre que possível, deve-se espalmar as embalagens usadas para reduzir o espaço que ocupam na nossa casa e tornar mais fáceis as viagens ao ecoponto. Por fim, é importante retirar as rolhas e as tampas porque são normalmente feitas de outros materiais, diferentes da embalagem.
Depois é só colocar as embalagens nos sítios apropriados, tais como: os ecopontos, ecocentros, ou sacos específicos para a recolha porta-a-porta.
Não se esqueça:
Os objectos reciclados não serão transformados nos mesmos productos. Por exemplo, as garrafas recicláveis não serão transformadas noutras garrafas, mas noutros materiais tais como solas de sapatos, etc.
Postado por Cristiana
Publicada por Diogo Campos
Será útil efectuar por lá uma visita
CLICA => AQUI
Sejamos amigos da Natureza!
0 comentários Publicada por a grande turma a à(s) 1/26/2009 04:32:00 da tardePreserve o Meio Ambiente
Em todos os instantes de nossa vida, especialmente nas viagens, devemos ter todo o cuidado com a natureza. É ela que proporciona tudo aquilo que existe de mais belo em nossos momentos de lazer. As praias, lagos, lagoas, rios e matas precisam de cuidados, para que possam nos oferecer saúde e prazer. Seja amigo da Natureza! Proteja-a, seguindo à risca os conceitos abaixo:- Nos seus passeios, leve sempre um saco plástico para colocar o lixo originado por papéis, vidros, plásticos, cascas de frutas e latas de todas as espécies.- Se possível, antes de descartar o lixo, seleccione-o e deite-o nos recipientes adequados.- Proteja o Meio Ambiente, não deite lixo nas matas, no mar, nas lagoas, rios ou parques.Veja abaixo o tempo de decomposição de alguns objectos:
OBJECTOS - TEMPO
JORNAL - DE 3 A 6 MESES
LATA DE ALUMÍNIO - DE 80 A 100 ANOS
PANO - DE 6 MESES A 1 ANO
GARRAFA PLÁSTICA - TEMPO INDETERMINADO
FILTRO DE CIGARRO - ATÉ 5 ANOS
METAL - MAIS DE 100 ANOS
PASTILHA ELÁSTICA - ATÉ 5 ANOS
PNEU - TEMPO INDETERMINADO
VIDRO - 1 MILHÃO DE ANOS
PILHA - DE 100 A 500 ANOS
COURO - ATÉ 50 ANOS
CASCA DE BANANA - ATÉ 2 ANOS
Publicada por Buni
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial